Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mapa da Croácia - Mapa da Croácia é um guia de turismo no Croácia

Órgão do Mar (Morske orgulje em Croata)


Sea Organ, (Morske orgulje em Croata)  ou Órgão do Mar que é dirigido  (como uma espécie de bomba de ar submarina ) através do mar e das ondas, localizado na parte oeste do cais, perto do poente do sol.
Parte do cais, onde a “saudação ao Sol”, o Órgão do Mar, foi um projeto do Engenheiro Nikola Basić e dos co-autores Eng. Ivica Stamać (som), Prof. e Dr.
Vladimir Andročec (hidráulica) e do estúdio Heferer (projeto sonoro músical).
Na primeira fase de modernização da parte ocidental da Península, o arquiteto Nikola Basić desenvolveu o projeto que  foi chamado de  órgão na marinha que faz parte da parede do cais abaixo.
Na Riva (chamado aqui como local de passeio e contidos por café-bares) é na parte ocidental, em forma de cascata com um comprimento de 75 metros. Cada seqüência tem alguns tubos internos à beira-mar de diferentes diâmetros a ser influenciados por diferentes "emissões” de sons diferentes. Foi aberto ao público em 15 de abril de 2005.
Atelier de Órgãos "Heferer" observou que os tubos (slots de sons que se articulam), temendo a corrosão, que poderia principalmente danificar os sons emitidos,  o primeiro pensamento foram utilizados por tubos de aço de poletileno (como material sugestionável) mas termicamente não é adequado porque mudaria os sons dos LABIUMS (LABIUMS = apitos), então o Eng.Goran Ježina propos por tubo de aço de inox  que assim poderia ser controlado e processado com mais precisão, tornando-se um instrumento de sopro de grande porte.
O músico Ivica Stamać  que fez o arranjamento dos sete conjuntos de duas cordas de modo principais (G e C6) com escadas alternativas. A gama de acordes e tons foram construídos pelo coral de música.
O trabalho de reconstrução da orla foi realizada em uma tentativa de reparar Zadar da devastação sofrida na Segunda Guerra Mundial que fez grande parte da costa em uma parede monótona e contínua de concreto.  Órgão do Mar  tem atraído moradores e turistas.  Em 2006, foi galardoado com o prémio ex-aequo da quarta edição do Prémio Europeu de Espaço Público Urbano.

 
 
 



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ilha dos Amantes

 


 A ilha de Galesnjak ou a "Ilha dos Amantes" localizada no canal entre a ilha de Pasman eTuranj no continente.
A ilha tem uma área de 0,132 km2. Comprimento da zona costeira é de 1,55 km. Há também dois picos, o mais alto é de 36 m de altura acima do nível do mar.
Curiosamente, o Papa Romano Alexandre III. (1159o-1181), acompanhado de sua frota zarpou do sul para o norte da Itália, Veneza, e da costa adriática croata, ali ficou ancorado e enviou seus mensageiros para ir ao continente (cidade de Zadar) que por sua vez cumprimentou as pessoas alegres e a toda cidade, a canção era cantada em croata.
O local não há habitantes mas está atraindo a atenção de casais que querem passar o dia dos namorados e fazer um passeio durante a lua-de-mel.
O próprio dono da ilha, Vlado Juresko, disse ao jornal britânico Telegraph que não havia percebido ainda a imensa semelhança do território com esse formato.
Na ilha são feitos estudos pela Universidade de Zadar que confirmou a existência de três túmulos da era Ilírica, que possivelmente permanecem até agora inexplorados. Segundo o jornal, a Croácia é o 18o destino mais popular para o turismo em todo o mundo, procurada principalmente durante o verão.
Atenção do público global e nacional, foi atraído em 2008, quando foi notado a ilha em forma de coração e outros fenômenos naturais.
 

Rafting no Rio Cetina - Cidade de Omiš


A prática do rafting sem dúvida nenhuma é uma das experiências mais excitantes nas correntes do rio com uma bela vista ao arredores.
A aventura pelo rio começa numa das partes da montanha Dinara em Omis até o rio Cetina, que com isso proporciona as correntes e o movimento constante das canoas ou bolts com muita adrenalina e após o auge com correntes calmas. Após as instruções de segurança e os coletes salva-vidas, a próxima partida é de 3 horas até o rio Radmanove Mlinice atrás da cidade de Omiš (20 minutos de Split), que após poderá relaxar-se com uma boa caminhada e tomar banho no rio cristalino do local. Há também restaurantes ao ar-livre e próximo a antiga e pequena cidade de Omiš.



 

Parque Nacional de Plitvice


O mais antigo, extenso, famoso e o mais visitado, sem dúvida é o Parque Nacional de Plitvice. Os lagos de Plitvice localiza-se em Lika e por graça de Deus, há uma estrada por Kvarner que é rápida e fácil. Em 1979 entrou no patrimônio da UNESCO, há 16 lagos que são conectados por vários lagos e cachoeiras. O mais extenso é o lagi de Kojak que a acessibilidade até o local é através de barcos elétricos. Horário de funcionamento: no verão das 7 às 20 hrs, na primavera e outono das 8 ás 18 hrs e no inverno das 9 ás 16 hrs.
Visitem o  site do parque:
 http://www.np-plitvicka-jezera.hr/


Ilha de Solta (Šolta)




Certamente é uma das ilhas mais próximas da linda cidade de Split, nela há como uma atmosfera de retiro do mundo urbano e cosmopolitano. A parte mais interessante da ilha está localizada na parte norte, principalmente com atrações de vários yachs que sem dúvidas, a recordação da ilha pelo seu símbolo: a coruja.
A ilha é caracterizada pela arquitetura das casas decoradas de  pedra, o cultivo do vinho, a alta qualidade do azeite de oliva extra virgem e o delicioso mel produzido na ilha.



Praia de Brela


                                                          
Há algumas cidades que visitamos e que realmente é impossível descrevê-las, sem dúvida Brela uma pequena cidade da Riviera de Makarska é uma delas. Praia de pedras com árvores verdejantes, que até foi considerada pela revista Forbes, uma das praias mais belas da Europa.


Bom,  "imagens falam mais que palavras"....



Parque Nacional Kornati

 

 " Uma das últimas criações de Deus com o toque final, certamente foi o arquipélago de Kornati" .
Intensa região em uma área afastada da costa, o arquipélago contém 89 ilhas e ilhotas, obtendo o título de
parque nacional em 1980. Foi descoberta por oficiais austríacos no século XIX, suas principais características do local é riqueza  em espécies marítimas. A prática do mergulho é muito conhecida para os admiradores da prática do esporte. Há também restaurantes fantásticos para se apreciar frutos do mar.


Catedral de Sibenik - São Tiago



A construção da catedral foi no século XV com estilo gótico-renascentista levou-se mais de um século (1431 - 1536). Durante esse período turbulento, foi a época dos ataques turcos na região de Sibenik, sem dúvidas, um período de muita coragem onde os habitantes da região tiveram que lutar bravamente e com isso a catedral também sofreu com as consequências da guerra. Atualmente deslumbrar-se dessa belíssima Catedral, sem dúvida é regressar-se ao tempo onde as técnicas do escultor Juraj Dalmatinac eram  consideradas uma das mais conhecidas de toda Europa naquela época, uma das mais belas e importantes da arquitetura sacra. Declarada em 2001 patrimônio da UNESCO.




 

Parque Nacional de Krka


O Parque Nacional de Krka na Croácia. A nascente próximo a cidade de Knin. O caminho para os turistas que foi construído em volta da cascata de água e certamente é um dos grandes atrativos do Parque. Durante cerca de 2 km, há somente vegetação, lagos e espécies aquáticas. Num passeio de barco de duas horas (parte da Skradinski Buk), é ainda possível conhecer o mosteiro franciscano, construído no século XIV,  numa ilha pequena ao centro do lago de Visovac no mesmo, há jardins luxuosos, uma igreja, um museu e uma biblioteca.
O Parque Nacional de Krka é um dos mais belos entre 17 parques naturais croatas. Considerado um oásis no meio da paisagem rochosa que predomina no país. Na região existe mais de mil espécies de plantas e de 222 animais. Tem mesmo uma das comunidades de morcegos mais importantes da Europa (18 espécies diferentes, algumas em vias de extinção) e nove tipos de cobras, incluindo uma víbora venenosa.
A entrada pela cascata de Roski Slap é a segunda forma mais popular de ingressar-se ao parque. Nessa área o rio diminui, as rochas tornam-se mais visíveis e há diversas pequenas quedas de água. Ao passar no caminho entre o lago Visovac e Roski Slap , o rio estreita-se e as paredes de rocha erguem-se como arranha-céus, de ambos os lados, chegando a atingir uma altura superior a 100 metros.
O parque pode ser atravessado de barco, de carro ou a pé. O acesso a veículos motorizados é permitido em alguns trechos do parque.
É conselhável sempre vestir-se biquíni, tênis ou sapatilhas especiais para andar dentro da água para não ferir-se com rochas.



Confira no site do parque mais informações: