Translate

Algumas curiosidades sobre Croácia

1-) A gravata um "simbolo do poder masculino" é  um acessório baseado na antiga vestimenta militar croata na Guerra dos 30 anos (no século XVII) com passagem por Paris, como lá, sempre há o glamour, porém com descendências croatas, por tanto a gravata (hrvat, Cravate)
2-) Outro famoso invento croata que ganhou o mundo é a caneta esferográfica por Virolać depois sua família mudou-se para a Argentina e lá deu continuidade e a expansão do mercado, a família vendeu a patente por um milhão de dólares para a BIC que hoje claro estão bilionários!
3-) Pekarna são espécie de lanchonetes ou quiosques com fim de somente vender pães e alguns outros salgados, hoje em dia encontra-se doces locais como a Krempita e Rojada que são uma delícia.
4-) As bebidas locais incluem a cerveja (pivo em Croata), sendo a Karlovačko e a
Ožujsko as marcas mais famosas, há cerveja de um time de futbol bem querido da região da Dalmácia  é o Hajduk (na compra da cerveja uma pequena parcela é destinada ao time) fora a cachaça croata que chama-se rakjia (lê-se raquia).
5-) A costa do país tem grande influência italiana, na parte sul, nas ilhas existiu até a colonização grega e há vestígios próximo a Split do paleolítico, já na parte continental próximo a capital percebe-se mais a influência austro-húngara, principalmente em relação a arquitetura barroca.
6-) A guerra contra a Sérvia que resultou na independência da Croácia não afetou o país inteiro; Dubrovnik e Split foram pouco atacadas, o primeiro ataque foi 31/03/1990 com o assassinato de um militar no lindo parque de Plitvice, outros arredores também sofreram bastante com os ataques, porém Vulkovar foi a mais atingida, sem dúvida.
7-) Todos os países da antiga Iugoslávia falam o idioma Sérvio-Croata, mas esse era o idioma oficial, após a Guerra, cada país implementou seu idioma, pois uns eram escritos em latim outros em alfabeto cirílico pois a fala são praticamente a mesma, já a Eslovênia é outro idioma. O grupo linguístico é o mesmo de origem eslava.
8-) Colocar as roupas nos varais para "fora das janelas", como em Nápoles, faz parte da "cultura decorativa" principalmente na Dalmácia.

9-) Futebol, os croatas são apaixonados!!! E um dos melhores
jogadores da seleção croata eh um brasileiro!!! Eduardo da Silva, nacionalizou-se croata e hoje joga num time da Ucrânia.

10-) O esporte mais praticado nas praias da Dalmácia principalmente em Split é o "Jogo de Picigin" uma atividade praticada com uma bolinha de borracha que é jogada no ar, os jogadores formam-se uma roda e o objetivo é a bolinha não cair, isso é realizado a beira-mar e somente em algumas praias de areia, já que muitas delas são de pequenas pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário