Translate

terça-feira, 8 de abril de 2014

A cidade de Split na Croácia


 


A cidade de Split é uma das cidades mais impressionantes da costa sul da Croácia, como não imaginar que poderia conter tanta história, charme, tradição e beleza.
É uma cidade visitada por milhares de pessoas todos os anos, especialmente desde que em 1979 a UNESCO declarou o centro histórico como Patrimônio Mundial, é uma cidade cálida com o contraste da idade antiga e várias tendências com os dias contemporaneos atuais desde ruas estreitas até lojas e centros comerciais.
Split é a principal cidade da Dalmácia, com cerca de 250.000 habitantes e a segunda maior de toda a Croácia. Aqui também é o maior porto de trajetos de passageiros de toda essa região.
Além do lindíssimo helenístico Palácio Diocleciano, Split tem muitos monumentos históricos que vale a pena visitar, existem várias igrejas antigas, como a Sv. Duje (São Doimus, Santo Padroeiro da Cidade) ou da Gospa Zvonika (Nossa Sra. Do Campanário), vários grandes museus ou estátuas gigantes como de Grgur Ninski feito pelo escultor Ivan Meštrović (conhecido em outros países), a orla da cidade como a Riva, Prokurativa com estilo veneciano do séc. XVIII, claro precisando saborear o vinho e o azeite que nunca provei igual e outras delícias, porém o que aqui é encantador foi o que Deus deixou, o mar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário